Dicas sobre papel

Atualizado: 20 de Mai de 2018

Depois de anos de acertos e erros, esse é meu manual sobre o assunto.


A escolha do papel é parte importante para garantir um bom resultado final do seu origami.

O uso de papéis próprios para isso facilita bastante, pois garante que o corte está correto e a gramatura é adequada para peças tradicionais. Apesar da grande variedade de estampas, cores e texturas, depois de algum tempo nesse hobbie você começa a procurar novidades, o que te leva a muitas descobertas..


Meu papel preferido para dobrar - ColorPlus da VSP

Como disse no primeiro post, desde 2009 criei uma proximidade maior com o origami e desde então já experimentei muitas alternativas para inovar as peças que dobrava, tudo o que direi a seguir é resultado das minhas experiências ao longo desses quase 10 anos.


Dicas da Ana

  • Quanto maior a peça, maior a gramatura do papel: origamis maiores precisam de mais estrutura para manter a forma, dobrar um tsuru gigante com papel 80g/m² vai resultar em um pássaro todo caído, longe do nosso objetivo. Mantendo o mesmo raciocínio, pequenas obras com papel com gramatura alta impede que as dobras fiquem corretas, tornando o trabalho grosseiro e com aparência de mal feito.

Dica: para origamis de tamanho normal (quadrados de até uns + ou - 15 cm), gramatura 80g/m² é ideal, para peças superiores a essa dimensão, opte por 120 ou 180g/m².


  • Escolha bem o papel: para peças em que o papel usado é liso, opte por aqueles que a fibra é tingida, garantindo que cada dobra feita, a cor permaneça a mesma. Para estampados, se escolher papel de presente não vinque muito pois as dobras ficam esbranquiçadas, se tiver uma impressora colorida, é uma alternativa melhor. Se encontrar padrões legais em folhas de scrapbook, leve em uma copiadora de boa qualidade e peça para tirar xerox em folhas mais finas como sulfite (atenção que apenas um lado terá o desenho escolhido), guarde a folha original para quando quiser novamente a mesma estampa.


  • Já pensou em utilizar papéis holográficos, vegetal ou kraft? Lojas para convites de festa tem boas opções.


  • Criar as próprias estampas através da técnica de marmorização é uma ótima alternativa para padrões exclusivos, logo teremos um post dedicado a esse assunto!


  • Cuidado ao cortar os quadrados ou retângulos, a precisão garante que o produto final fique com aparência profissional!


Acho que a principal conclusão desse post é: Experimente muito! A cada novo origami você entenderá quais são suas preferências, o que te agrada!

Para quem quer experimentar meu papel preferido para dobras é o ColorPlus, vendido na VSP.


Espero que essas informações tenham te ajudado, se puder, compartilhe, pode ser útil para mais alguém!

44 visualizações
Conheça nossa loja virtual

© 2018 by Dobrando Papel. Proudly created with wix.com

  • Pinterest - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon