Kusudamas
As bolas de cura que me encantam!
Começando a série sobre tipos de origami, começo com meus favoritos, os Kusudamas.
Kusudama significa bola de cura, origamis modulares utilizados geralmente aliados a remédios e ervas aromáticas, beneficiando pessoas enfermas.
Atualmente essas obras são usadas em móbiles, luminárias, decorações de ambientes e vitrines de lojas. A quantidade de peças em um mesmo modelo pode variar bastante e influenciar na estética final do origami. Muitos dos modelos mais conhecidos precisam da utilização de cola para manter a arte estável, um artifício muito usado para garantir a durabilidade das obras que requerem encaixe de peças.
Juntamente com um cordão, contas como miçangas e outros origamis como o tsuru, resulta em uma composição chamada móbile.
As formas obtidas nessas peças são muito intrigantes pois muitas vezes é difícil compreender que dobras em papéis resultam em objetos estáveis. Abaixo alguns dos modelos mais conhecidos.

Modelos mais conhecidos
Spring - meu modelo preferido, criado pela artista Tomoko Fuse, esse kusudama tem módulos muito simples de dobrar e o resultado é incrível e dinâmico: com peças fechadas, apenas uma bola, com peças abertas, flores lindas tridimensionais.
Sakuradama - criado por Kawasaki Toshikazu, uma bola composta por diversas sakuras (flores de cerejeiras).
Electra - mais um dos meus queridinhos, desenvolvido por David Mitchell, as junções das peças remetem a grandes estrelas. Pode ser complementado em móbiles com um pequeno tsuru no meio.
Tornillo - chamado também de Bascetta Star, criado por Paolo Bascetta, chama muita atenção por suas pontas.
Vênus - bola feita de flores, bem trabalhosa, mas o resultado final compensa. As flores devem ser costuradas e amarradas.
Sonobe - com autor desconhecido, sem dúvidas o modelo mais difundido, bem simples, porém com um módulo bem versátil.
Uma boa fonte de inspiração e para conhecer novos modelos é o Pinterest. Já segue nosso perfil? Sempre estamos atualizando o mural com novas referências.