Buscar

Marmorização de papel

Minha maior alegria em personalizar origami

Esse é o post que escrevo com o maior prazer: marmorização de papel!


Quando comecei a fazer origamis, me contentava com folhas de sulfite colorido, papéis de presente e de vez em quando conseguia uns papéis próprios para dobras (quando minha mãe passava na liberdade e comprava pra mim).

Porém com o passar do tempo, comecei a procurar alternativas, pois estava cansada da mesmisse das estampas e da qualidade final do modelo quando não usava o papel apropriado para dobrar. Com isso encontrei a algumas saídas, como o xerox de papéis de scrapbook e impressão de estampas que achava na internet, porém todos tinham um custo alto e com o ritmo em que dobrava as peças, logo ficou inviável.

Depois de muitas pesquisas encontrei a técnica de marmorização de papel, fiz muitos testes ao longo dos anos e acho legal compartilhar minha experiência com vocês, assim vocês poupam um pouco dos erros que cometi!

A técnica consiste em uma forma com uma substância de base, a tinta delicadamente distribuída, e dependendo do estilo de estampa que o artesão deseja, pode-se criar padrões e desenhos com ferramentas, espalhando as cores antes de "carimbar" o papel nesse liquido colorido.


Origami com papel marmorizado

Das formas de realizar essa técnica, busquei usar diversos tipos de tinta, de papéis e de bases, seguem minhas considerações. Lembrando que essa publicação não tem o objetivo de ensinar a técnica, é só googlar que diversos sites e vídeos no youtube já mostram o passo-a-passo, meu foco aqui é contar as dicas, um post benchmark!

Estampas feitas com a técnica de marmorização de papel

Note que nas duas primeiras fotos existem “riscos” manchando a o efeito, isso ocorreu pois estava experimentando formas de retirar a cola que utilizo como base, a terceira foto apesar de mais claro, foi feito com nanquim, sem as manchas.


Dicas da Ana

  • Tipos de tinta: quanto a qualidade final da marmorização, acredito que a tinta que deixou a estampagem mais bonita, com cores vivas foi a tinta a óleo. Porém ele deixou a folha "engordurada", o que me incomodou (ainda acho que o custo benefício foi positivo). Como a base dessa tinta é oleosa e a mistura com a água é heterogênea (viva as aulas de química), não foi necessário nenhum artificio para que a tinta ficasse na superfície da água, sem muitos segredos, fácil de fazer :)


  • Outras tintas que já utilizei foram a tinta acrílica e o nanquim colorido, porém nos dois casos para "forçar" a cor ficar na superfície, precisamos utilizar o CMC (carboximetil celulose - ou simplesmente cola de papel de parede).


  • Bases: como já disse ali em cima, com a tinta a óleo, podemos utilizar como base apenas a água que já funciona, nos demais casos, com o uso do CMC, o papel fica gosmento no início, e dependendo da forma que utilizar para tirar essa substância, o papel escorre a estampa que foi feita, deixando um manchado bem feio, além de clarear o resultado final. Para retirar essa "gosma", já deixei escorrer e secar naturalmente, já enxaguei com água corrente (o que deixou muito claro o padrão final), já tirei o excesso com um rodinho de pia (que estragou a estampa). Além dessas dificuldades, para ativar a cola é necessário batê-la no liquidificador e esperar um tempo até ficar espessa, o que para mim não vale a pena, visto que precisamos separar um eletrodoméstico apenas para artesanato. Como minha família gosta muitos de artes manuais, já tinhamos disponível um batedor exclusivo para isso, mas entendo que isso não é viável para a maioria das pessoas. Tenho também questões mais filosóficas em relação ao uso do CMC, principalmente quanto ao seu descarte depois do uso e o quanto isso impacta o meio ambiente.


  • Tipos de papel: acho que é já está claro para quem entende um pouco de papel que quanto mais fina a folha, mais ficará enrrugada quando entrar em contato com a água, porém entraremos novamente na seara de gramatura do papel versus qualidade final do origami. Nesse quesito acho que a maior dica é: experimente.


Boa sorte nos testes!

Tem alguma dica? Me conta!


45 visualizações
Conheça nossa loja virtual

© 2018 by Dobrando Papel. Proudly created with wix.com

  • Pinterest - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon