Tsurus

O origami mais tradicional do Mundo

Um dos origamis mais conhecidos é o Tsuru, uma ave da mesma família da cegonha e que é sagrado no Japão.

Esse animal representa a longevidade, pois acreditava-se no passado que ele vivia até mil anos. Por isso, surgiram lendas que diziam que mentalizando um desejo ao dobrar 1000 aves, ao final ele se realizaria.


Tsuru

Uma das histórias contadas é a da japonesa Sadako Sasaki, que escapou do epicentro da bomba de Hiroshima em 1945 com apenas 2 anos, porém entrou em contato com a chuva radioativa que resultou em diversas complicações de saúde. Dez anos depois, já muito debilitada no hospital, recebeu a visita de uma amiga que a presenteou com um Tsuru e lhe contou sobre a lenda do desejo realizado quando as mil aves estivessem prontas. Com esperança de que sua saúde se reestabelecesse e pedindo a paz para a humanidade, a menina começou a dobrar os pássaros, porém só concluiu 643 antes de falecer. Emocionados com o otimismo da menina, os familiares e amigos terminaram os 356 origamis faltantes para que fossem enterrados junto a ela.

Até hoje essa tradição se mantém quando desejam saúde para alguém enfermo, já participei algumas vezes de grupos dobrando Tsurus para pessoas com câncer e confesso que fico muito tocada com a união de pessoas em prol de uma causa tão boa.

Atualmente o tsuru é usado em muitas ocasiões, decoração de casamentos, lembranças de nascimento, móbiles para casa, indicando que muito mais do que apenas desejar saúde, hoje em dia ele significa votos de proteção e prosperidade.


Nos vemos no próximo post!

0 visualização
Conheça nossa loja virtual

© 2018 by Dobrando Papel. Proudly created with wix.com

  • Pinterest - Black Circle
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon