Tsurus
O origami mais tradicional do Mundo
Um dos origamis mais conhecidos é o Tsuru, uma ave da mesma família da cegonha e que é sagrado no Japão.
Esse animal representa a longevidade, pois acreditava-se no passado que ele vivia até mil anos. Por isso, surgiram lendas que diziam que mentalizando um desejo ao dobrar 1000 aves, ao final ele se realizaria.

Uma das histórias contadas é a da japonesa Sadako Sasaki, que escapou do epicentro da bomba de Hiroshima em 1945 com apenas 2 anos, porém entrou em contato com a chuva radioativa que resultou em diversas complicações de saúde. Dez anos depois, já muito debilitada no hospital, recebeu a visita de uma amiga que a presenteou com um Tsuru e lhe contou sobre a lenda do desejo realizado quando as mil aves estivessem prontas. Com esperança de que sua saúde se reestabelecesse e pedindo a paz para a humanidade, a menina começou a dobrar os pássaros, porém só concluiu 643 antes de falecer. Emocionados com o otimismo da menina, os familiares e amigos terminaram os 356 origamis faltantes para que fossem enterrados junto a ela.
Até hoje essa tradição se mantém quando desejam saúde para alguém enfermo, já participei algumas vezes de grupos dobrando Tsurus para pessoas com câncer e confesso que fico muito tocada com a união de pessoas em prol de uma causa tão boa.
Atualmente o tsuru é usado em muitas ocasiões, decoração de casamentos, lembranças de nascimento, móbiles para casa, indicando que muito mais do que apenas desejar saúde, hoje em dia ele significa votos de proteção e prosperidade.
Nos vemos no próximo post!